Divulgados os locais de prova para o concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul

Divulgado na última quinta-feira (19), através de um termo aditivo junto ao contrato para prestação de serviços de organização do concurso público para ingresso na Polícia Militar do Rio Grande do Sul, a Brigada Militar, foi publicado via Diário Oficial do Estado, as cidades em que as etapas de avaliação serão aplicadas. Segundo o documento, as provas deverão ser aplicadas nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Com isso, até o final deste mês de outubro, o Governo do Estado lançará o edital do concurso público para prover mais vagas na corporação. Segundo informações do Comando Geral, que informou também que o cronograma com a empresa contratada, cuja escolha foi publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 18 de setembro, conferindo assim a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec, como a empresa responsável por aplicar as provas.

Segundo o contrato, serão oferecidas 4.550 vagas para o cargo de Militar Estadual na Graduação de Soldado, sendo 4.100 na graduação de Soldado QPM1 (Polícia Ostensiva) e 450 na graduação de Soldado QPM2 (Bombeiro Militar). O edital da Brigada Militar será publicado já nos próximos dias e os candidatos serão avaliados por meio de 1º Fase Exame Intelectual, além de Teste Físico, Psicológico e outros.

Para preenchimento das vagas, também foram definidos pré-requisitos, onde serão ofertadas 4.100 vagas para a função de soldado e 200 para oficial. Para a primeira é necessário possuir ensino médio completo, 1,65m de altura para homens e 1,60m para mulheres, categoria “B” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter até 25 anos. Tendo como base de informações salariais do último concurso, realizado em 2014, o salário inicial era de R$ 1.864,70.

Desta forma, diferente do quadro de soldados, para o quadro de Oficiais, a exigência para o preenchimento, e de que os candidatos possuam o nível superior. Assim, com o reajuste salarial concedido em maio de 2016 pelo governo do Estado, o vencimento padrão dos soldados da Brigada Militar passou a ser de R$ 3.135,32 no Rio Grande do Sul. Até abril, OS vencimentos eram de R$ 2,8 mil.

O processo seletivo é o primeiro a ser realizado desde 2014, quando foram ofertadas na ocasião 1600 vagas para o cargo de soldado. O concurso atual vem para diminuir um déficit que segundo informações do Departamento Administrativo da Brigada Militar, atualmente o estado possui cerca de 20 mil policiais na ativa. Segundo cálculos do Governo do Estado, o número ideal para atender a população seria de 37 mil oficiais em serviço.

Por fim, com a oficialização do edital, para os interessados em entrar no quadro de oficiais da Brigada Militar, o IDC FAMERCO está com matriculas abertas para a 14ª edição do curso preparatório para Capitão da Brigada, com aulas previstas para inicio no dia 7 de novembro, pelo turno da manhã. Para mais informações e matriculas acesse o link: https://goo.gl/8sYCRP