Diário Oficial do Estado anuncia edital para concurso de Capitão da Brigada Militar

Divulgado no Diário Oficial do Estado na manhã desta sexta-feira (26), o edital que anuncia a abertura do concurso público para 200 vagas de Capitão da Brigada Militar do Estado, sendo este um dos editais mais aguardados no estado nos últimos anos.


Para a realização do certame, a empresa contratada para organizar todos os processos que envolvem o concurso será a Fundação La Salle, onde as inscrições estarão abertas no próximo dia 1º de fevereiro, se estendendo até o dia 1º de março, através do site da fundação. O valor da taxa de inscrição é de R$ 187,77 (cento e oitenta e sete reais e setenta e sete centavos), conforme tabela da Secretaria da Fazenda, devendo ser paga até o dia 02 de março de 2018.


Requisitos


Para o ingresso no Curso Superior de Polícia Militar – CSPM, que dá acesso ao Quadro de Oficiais de Estado Maior da Brigada Militar – QOEM (Carreira de Nível Superior), será exigido o Diploma do Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino Federal, Estadual ou do Distrito Federal, além de idade máxima de 29 anos, até o último dia da inscrição para o Concurso e altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e 1,60m para candidatas do sexo feminino.


São atribuições do cargo de Capitão do Quadro de Oficiais de Estado Maior da Brigada Militar, no âmbito de sua competência: exercer a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, através do planejamento, controle, supervisão, fiscalização, apoio e execução de ações e operações policiais; Exercer a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, através do planejamento, controle, supervisão, fiscalização, apoio e execução dos mandamentos da Lei Federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, entre outras.


A remuneração do Posto de Capitão é de R$ 11.620,55 (onze mil, seiscentos e vinte reais e cinquenta e cinco centavos), e demais vantagens, com jornada de 40 (quarenta) horas semanais. O curso Superior de Polícia Militar (CSPM) terá duração de no máximo dois anos e será realizado na Academia de Polícia Militar (APM).


Prova


O Exame Intelectual, de caráter classificatório e eliminatório em suas duas primeiras Etapas (Provas Objetivas e Discursivas), terá a sua realização no dia 15 de abril de 2018, em local e horário a serem definidos e divulgados através de edital, no prazo mínimo de 08 (oito) dias de antecedência da data das provas e serão realizadas no domingo, ocorrendo no Município de Porto Alegre.


A prova objetiva terá a duração de 04 (quatro) horas, constando de 80 (oitenta) questões objetivas, distribuídas conforme as provas constantes no quadro abaixo, sendo avaliada de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.


 Critérios para aprovação


A primeira etapa será uma prova objetiva será avaliada em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo que a nota será constituída da soma dos pontos obtidos nas provas. Serão considerados aprovados nesta Etapa os candidatos que obtiverem, no mínimo, pontuação igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e, simultaneamente, atingir os pontos mínimos nas disciplinas.


Prova Discursiva


A segunda etapa do certame consiste em uma prova discursiva será avaliada de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e será constituída de 10 questões discursivas sobre conteúdo específico, com duração de até 03 (três) horas, sendo: 02 (duas) de Direito Constitucional; 02 (duas) de Direito Administrativo; 02 (duas) de Direito Penal e/ou Processual Penal; 02 (duas) de Direito Penal Militar e/ou Processual Penal Militar e 02 (duas) de Legislação Aplicada a Função. A resposta de cada questão dada pelo candidato deverá ter extensão máxima de 20 (vinte) linhas.


A prova discursiva será avaliada em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo 10 pontos para cada questão e será considerado aprovado o candidato que alcançar pontuação igual ou superior 50 (cinquenta) pontos. O candidato que não alcançar no mínimo 50 (cinquenta) pontos automaticamente será considerado reprovado e eliminado do Concurso.


O prazo de validade do Concurso será de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da Homologação do Resultado Final do Concurso, podendo ser renovado por igual período.


Por fim, nos próximos dias, o IDC FAMERCO, que tem em sua história preparar seus alunos para os mais diversos concursos a nível municipal, estadual e federal, deve divulgar quais serão as suas diretrizes de preparação do concurso com prova marcada para o dia 15 de abril.


Para acessar o edital aqui


Fonte: blog.grancursosonline.com.br e IDC FAMERCO

Veja Outras Notícias

Mais Notícias