Seminário sobre Segurança Pública e Privada leva grande público ao auditório do IDC FAMERCO

Dando sequencia a nova fase institucional, o IDC FAMERCO na última sexta-feira (27), atento a temas inerentes a nossa sociedade, levou ao grande público um seminário onde a segurança pública e privada estiveram em pauta e contou com a presença de especialistas renomados, que lotou o auditório do IDC.


Foi desta forma que o seminário sobre a integração entre a segurança pública e privada, debateu a importância dos dois segmentos perante a sociedade. Em um debate que durou aproximadamente três horas, nomes como Ten. Cel. Diógenes Lucca, ex-comandante do Grupo de Operações Táticas de São Paulo - GATE-SP, e atual comentarista de segurança da Rede Globo e Rádio CBN/SP, assim como o ex-comandante do batalhão de operações especiais do Rio de Janeiro – BOPE/RJ, Ten. Cel. Maurílio Nunes, junto com o doutor em segurança e diretor da TIAT Soluções, Sandro Meneses, foram recebidos pelo mestre Diogo Duarte, líder da KAPAP Brasil, em uma mesa de debates onde a segurança foi a pauta da noite.


A atividade em um primeiro momento contou com a abertura do doutor em segurança Sandro Meneses, que iniciou a noite apresentando dados sobre a escalada da violência na sociedade atual, e como os segmentos privado e público de segurança podem atuar juntos como forma de contenção da violência. Em seguida, a atividade seguiu com o Ten. Cel. Diógenes Lucca que apresentou cases quando esteve a frente do GATE-SP, onde o destaque foi uma das diversas desocupações da ‘crackolândia’, localizada no centro de São Paulo. Por último, foi a vez do ex-comandante do BOPE-RJ, Ten. Cel. Maurílio Nunes, que também apresentou casos envolvendo a policia militar do Rio de Janeiro, no combate a violência, mostrando a importância da segurança privada, como aliada na prevenção de crimes.


A segunda parte da noite, os palestrantes do evento debateram sobre a sua visão de como a policia militar pode melhorar a sua imagem perante a sociedade atual. Nesta parte, destaque para o Ten. Cel Diógenes Lucca, que demonstrou sua preocupação com a abordagem policial na rua, quando esta é acionada. Para o Cel. Lucca, a polícia militar tem que rever sua abordagem, a fim de que o cidadão não tenha receio de pedir uma simples informação a um policial, algo que acontece nos dias atuais.


A atividade seguiu em outro momento em que os participantes presentes no auditório do IDC FAMERCO, puderam fazer perguntas aos convidados do evento, mediada pelo líder da KAPAP Brasil, Diogo Duarte, que na sequencia apresentou ao grande público o MBA em Gestão e Aplicação do Uso da Força na Segurança Pública e Privada, mais uma novidade de cursos de pós-graduação do IDC FAMERCO, sendo este inédito no Brasil.


O curso visa atender à necessidade de especialização em treinamento de agentes de segurança pública, privada, e público habilitado em geral, tendo como objetivo a qualificação dos profissionais desta área para a gestão e atuação prática e em nível de pós-graduação (MBA).


Segundo Diogo, com ênfase na gestão e operacionalidade, o curso prima pela integração entre segurança pública, segurança privada e a população em geral, proporcionando uma real união de forças com objetivo de proporcionar sensação de segurança a todos. Com duração de 360 horas, distribuídas em atividades teóricas e práticas, o curso tem a duração de três semestres, com a primeira aula prevista para o dia 16 de dezembro. 


Por fim, a noite de debates se encerrou com palestrantes e autoridades convidadas recebendo homenagens pelos serviços prestados em nome da segurança.


Veja Outras Notícias

Mais Notícias