Especialização em Inteligência Empresarial, Ênfase em Estratégia Corporativa, Finanças, Gestão de Negócios e Marketing | Presencial

 

Realização: 

FAMERCO - Faculdades Integradas do Mercosul

IDC – Instituto de Desenvolvimento Cultural

UNIFOZ - Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu

 

APRESENTAÇÃO

Curso de Especialização em Inteligência Empresarial com Ênfase em Estratégia Corporativa, Finanças, Gestão de Negócios e Marketing

Categoria

Pós-Graduação - Lato Sensu - Curso de Especialização em Inteligência Empresarial com Ênfase em Estratégia Corporativa, Finanças, Gestão de Negócios e Marketing, regido pela Resolução nº. 1, de 8 de junho de 2007 - CNE/CES.

Objetivos

Capacitar o profissional que atua em um ambiente organizacional a desenvolver habilidades e competências para atuar em áreas  de finanças e negócios, gestão administrativa e de marketing, de forma a implementar soluções estratégicas que envolvam  os desafios da sociedade econômica globalizada e um  melhor aproveitamento do capital humano no ambiente empresarial e coorporativo e uso de ferramentas para o processo de tomada de decisão gerencial nos segmentos mercadológicos e administrativos. Dessa forma, será possível adquirir conhecimentos teóricos e práticos desenvolvendo inteligência empresarial que o faça compreender o processo de inovação tecnológica como um dos principais elementos competitivos das organizações.

Objetivos Específicos:

Formar especialistas em Inteligência Empresarial, proporcionando atualização e aplicabilidade do conteúdo, tornando-os aptos a ministrar aulas, realizar palestras, treinamentos, e, ainda, qualificá-los para funcionarem como células reprodutoras do conhecimento em tela;

Capacitar para compreensão das teorias, métodos e técnicas de pesquisa para a sua articulação nos campos de estudos das ciências sociais aplicadas;

Estimular nos estudantes a capacidade de criar novos problemas e as alternativas para a sua resolução, através do pensamento planificado e flexível, bem como, sobre quais as perspectivas para o futuro próximo, buscando-se construir o pensamento científico e crítico sobre as diversas temáticas propostas no Curso;

Incentivar a pesquisa, as discussões e a produção do conhecimento no campo da finanças e negócios, gestão administrativa e de marketing, desenvolvendo temas fundamentais e contribuindo na formação de profissionais que possam gerar inclusive propostas de produtos e empresas inovadoras.

Justificativa:

A Correta decisão sobre os rumos da empresa determina o seu sucesso e a sua permanência no mercado. A grande integração da economia mundial não permite mais a atuação de administradores que apliquem apenas a intuição na gestão dos seus negócios.

Conhecer os conceitos econômicos e técnicas de administração financeira permitem ao gestor de empresas reconhecer oportunidades e potencial do mercado, estruturando a sua empresa com eficiência para responder aos desafios. E as decisões fundamentais para a existência da empresa  estão focadas na correta escolha do investimento a ser efetuado e a adequada fonte de recursos.

Assim, tona-se impossível dissociar ações de marketing e estratégia das decisões financeiras. Baseado neste tema, este curso de Inteligência Empresarial procura integrar todas estas opções, através de técnicas, conceitos, análises e discussões com professores e profissionais do mercado que estejam preparados para a condução e reflexão dos temas abordados.

Com isto, o curso apresenta três eixos principais: finanças e negócios, gestão administrativa e de marketing com suas respectivas disciplinas. Ao buscar uma instituição para qualificação profissional através de uma pós graduação, o profissional está ampliando seus horizontes e oportunidades de negócios e de crescimento profissional.

 Metodologia

O curso será ministrado através de palestras, aulas expositivas, aproveitando-se do notório saber dos professores, na sede do IDC, em Porto Alegre/RS

Período do Curso: 28 de abril de 2017 a julho de 2018

Turmas

As aulas ocorrem nas sextas-feiras, no horário das 19h15min às 22h45min e aos sábados das 08h30min às 12h05min, poderão ocorrer eventuais aulas aos sábados das 13h30min às 17h05min.

 

PROGRAMA:

- FINANÇAS CORPORATIVAS:

· Operações financeiras e bancárias com calculadora hp12c e Planilha Excel: O Sistema Financeiro Brasileiro; Formação de taxas comerciais e bancárias; Operações comerciais e bancárias; Financiamentos de Curto e Longo Prazo.

· Contabilidade Gerencial: A estrutura do Balanço Patrimonial; Análise do Patrimônio Líquido; A Demonstração do Resultado do Exercício.

· Análise de Investimentos, Fontes e Recursos: Análise de Risco e Retorno de investimentos; Indicadores Econômicos e Financeiros;

·  Análise de Custos e Tributação: Custos comerciais e industriais; Tributação em operações comerciais, industriais e de importação; Crédito Tributário; Técnicas de formação do preço de venda.

· Controladoria: O Fluxo de Caixa; Funções da Tesouraria; Sistemas de Informação; Orçamento e Planejamento dos recursos da empresa.

- ESTRATÉGIA CORPORATIVA:

· Plano de Negócios: estruturação e formatação.

· Economia para decisões estratégicas.

· Balance Scorecard

· Estatística para administradores.

· Logística

· Comércio Exterior.

- INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL (BI):

· Uso BI no Processo Empresarial

· Tecnologia de BI e Aplicação nas Redes Sociais

· Empreender BI nas Empresas

- MARKETING EMPRESARIAL (BI):

· Organização, Administração e Marketing Empresarial

· Sociologia das Organizações

· Aplicações de Marketing nas Empresas

· Marketing de Serviços, Endomarketing e Sistemas de Telemarketing.

· Seminários: Rodadas de Negócios

- METODOLOGIA DE PESQUISA

- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

DOCENTES:

Coordenação

Ederson Margarizi Dalpiaz – Professor, Mestre - UFPR| Currículo Lattes

Professores:

*Em breve lista completa dos Docentes

 

CERTIFICAÇÃO

Frequência mínima de 75% no curso, nota mínima para certificação é 7,0 e entrega do TCC, conforme Resolução do MEC nº1, de 8/6/2007.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:

Cada disciplina terá uma avaliação de acordo com os critérios exigidos por cada professor.

Avaliação do trabalho de conclusão de curso

Será avaliado pelo professor orientador ou por um professor indicado pelo coordenador. Será aprovado o aluno que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete).

OBS: ao grau atribuído pela banca de arguição não estará sujeito a qualquer tipo de recurso.

 

INVESTIMENTO

R$7.290,00, podendo parcelar em até 18 vezes sem juros

Descontos para matrículas antecipadas:

* Até 25/03/2017 à vista: desconto de 25% (R$5.467,50), para garantir esse desconto, entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo Fone: 51-30284888

* Até 25/03/2017 parcelado: desconto de 20% (R$5.832,00)

Descontos após 25/03/2017:

10% para Alunos e ex-alunos do IDC

**Descontos não cumulativos.

 

MATRÍCULAS

A partir de: 21 de fevereiro de 2017, até o início das aulas ou até o esgotamento das vagas.

Local: Central de Atendimento do IDC ou pelo site www.idc.edu.br

Regime de Matrícula: Matrícula por curso completo

Documentação exigida:

- Diploma de Graduação (frente e verso)

- CPF (PDF)

- RG (PDF)

- Comprovante de residência (PDF)

Formas de entrega da documentação:

a) entregar na sede do IDC: Rua Vicente da Fontoura, 1578 - CEP 90640-002 – Porto Alegre – RS.

b) Pelo correio: Rua Vicente da Fontoura, 1578 - CEP 90640-002 – Porto Alegre – RS A/C Luís Carlos Silvani.

c) Digitalizados: encaminhar por email (formato PDF): E-mail: luis@idc.edu.br

 

 



Esp. em Inteligência Empresarial, Ênfase em Estratégia Corp, Finanças, Gestão de Neg. e Marketing | Presencial
Período: 18/08/17 à 30/10/18
Duração: 400 h/a
Nº de Aulas: 100

Turnos:
Manhã: Sab
Tarde: Sab
Noite: Sex

Detalhes:

As aulas ocorrem nas sextas-feiras, no horário das 19h15min às 22h45min e aos sábados das 08h30min às 12h05min, poderão ocorrer eventuais aulas aos sábados das 13h30min às 17h05min.

Dúvidas?

Deseja receber informações de cursos?

Cadastre-se e Receba




Qual o seu interesse?