Especialização em Inteligência Empresarial, Ênfase em Estratégia Corporativa, Finanças, Gestão de Negócios e Marketing | EAD

 

Realização: 

FAMERCO - Faculdades Integradas do Mercosul

IDC – Instituto de Desenvolvimento Cultural

UNIFOZ - Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu

 

APRESENTAÇÃO

Curso de Especialização em Inteligência Empresarial com Ênfase em Estratégia Corporativa, Finanças, Gestão de Negócios e Marketing

Categoria

Pós-Graduação - Lato Sensu - Curso de Especialização em Inteligência Empresarial com Ênfase em Estratégia Corporativa, Finanças, Gestão de Negócios e Marketing, regido pela Resolução nº. 1, de 8 de junho de 2007 - CNE/CES.

Objetivos

Capacitar o profissional que atua em um ambiente organizacional a desenvolver habilidades e competências para atuar em áreas  de finanças e negócios, gestão administrativa e de marketing, de forma a implementar soluções estratégicas que envolvam  os desafios da sociedade econômica globalizada e um  melhor aproveitamento do capital humano no ambiente empresarial e coorporativo e uso de ferramentas para o processo de tomada de decisão gerencial nos segmentos mercadológicos e administrativos.  Dessa forma, será possível adquirir conhecimentos teóricos e práticos desenvolvendo inteligência empresarial que o faça compreender o processo de inovação tecnológica como um dos principais elementos competitivos das organizações.

Objetivos Específicos:

Formar especialistas em Inteligência Empresarial, proporcionando atualização e aplicabilidade do conteúdo, tornando-os aptos a ministrar aulas, realizar palestras, treinamentos, e, ainda, qualificá-los para funcionarem como células reprodutoras do conhecimento em tela;

Capacitar para compreensão das teorias, métodos e técnicas de pesquisa para a sua articulação nos campos de estudos das ciências sociais aplicadas;

Estimular nos estudantes a capacidade de criar novos problemas e as alternativas para a sua resolução, através do pensamento planificado e flexível, bem como, sobre quais as perspectivas para o futuro próximo, buscando-se construir o pensamento científico e crítico sobre as diversas temáticas propostas no Curso;

Incentivar a pesquisa, as discussões e a produção do conhecimento no campo da finanças e negócios, gestão administrativa e de marketing, desenvolvendo temas fundamentais e contribuindo na formação de profissionais que possam gerar inclusive propostas de produtos e empresas inovadoras.

Justificativa:

A Correta decisão sobre os rumos da empresa determina o seu sucesso e a sua permanência no mercado. A grande integração da economia mundial não permite mais a atuação de administradores que apliquem apenas a intuição na gestão dos seus negócios.

Conhecer os conceitos econômicos e técnicas de administração financeira permitem ao gestor de empresas reconhecer oportunidades e potencial do mercado, estruturando a sua empresa com eficiência para responder aos desafios. E as decisões fundamentais para a existência da empresa  estão focadas na correta escolha do investimento a ser efetuado e a adequada fonte de recursos.

Assim, tona-se impossível dissociar ações de marketing e estratégia das decisões financeiras. Baseado neste tema, este curso de Inteligência Empresarial procura integrar todas estas opções, através de técnicas, conceitos, análises e discussões com professores e profissionais do mercado que estejam preparados para a condução e reflexão dos temas abordados.

Com isto, o curso apresenta três eixos principais: finanças e negócios, gestão administrativa e de marketing com suas respectivas disciplinas. Ao buscar uma instituição para qualificação profissional através de uma pós graduação, o profissional está ampliando seus horizontes e oportunidades de negócios e de crescimento profissional.

Metodologia

A metodologia dos cursos de especialização do Nead - Núcleo de Educação a Distância - na modalidade a distância enfatiza o trabalho colaborativo com atividades desenvolvidas no MOODLE, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Apoiados por sistemas de comunicação e informação na Internet e com supervisão dos professores e da equipe do curso.

O AVA do curso possui diversos recursos assíncronos, tais como fórum, sala de entrega de trabalho individual e de grupo, glossário, wiki, blog, lição, questionários diversos, arquivos com materiais de apoio, dicas em áudio, dicas em vídeo, segmentos multimídia para download ou acesso via streaming (vídeo por demanda com acesso via Internet), entre outros. Considerando todos os recursos virtuais existentes no ambiente, não é distribuído material impresso, sendo, no entanto, possível ao aluno efetuar o download dos materiais disponibilizados na plataforma.

Cada disciplina disponibiliza orientações aos alunos de como proceder para a realização das leituras, das atividades individuais e colaborativas, bem como para o envio das tarefas para avaliação, no que se refere à organização e ao planejamento do tempo. Com exceção das provas e da defesa do TCC que devem ser presenciais, todas as atividades do curso ocorrem via MOODLE (a distância).

 

Período do Curso: 18 de agosto de 2017 a outubro de 2018

Disponibilização das aulas: os vídeos aulas serão disponibilizados na Plataforma Moodle.

Tempo de acesso às aulas: Após a publicação das aulas, os pós-graduandos poderão assisti-las a qualquer tempo, durante o tempo de curso.

 

PROGRAMA:

- FINANÇAS CORPORATIVAS:

· Operações financeiras e bancárias com calculadora hp12c e Planilha Excel: O Sistema Financeiro Brasileiro; Formação de taxas comerciais e bancárias; Operações comerciais e bancárias; Financiamentos de Curto e Longo Prazo.

· Contabilidade Gerencial: A estrutura do Balanço Patrimonial; Análise do Patrimônio Líquido; A Demonstração do Resultado do Exercício.

· Análise de Investimentos, Fontes e Recursos: Análise de Risco e Retorno de investimentos; Indicadores Econômicos e Financeiros;

·  Análise de Custos e Tributação: Custos comerciais e industriais; Tributação em operações comerciais, industriais e de importação; Crédito Tributário; Técnicas de formação do preço de venda.

· Controladoria: O Fluxo de Caixa; Funções da Tesouraria; Sistemas de Informação; Orçamento e Planejamento dos recursos da empresa.

- ESTRATÉGIA CORPORATIVA:

· Plano de Negócios: estruturação e formatação.

· Economia para decisões estratégicas.

· Balance Scorecard

· Estatística para administradores.

· Logística

· Comércio Exterior.

- INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL (BI):

· Uso BI no Processo Empresarial

· Tecnologia de BI e Aplicação nas Redes Sociais

· Empreender BI nas Empresas

- MARKETING EMPRESARIAL (BI):

· Organização, Administração e Marketing Empresarial

· Sociologia das Organizações

· Aplicações de Marketing nas Empresas

· Marketing de Serviços, Endomarketing e Sistemas de Telemarketing.

· Seminários: Rodadas de Negócios

- METODOLOGIA DE PESQUISA

- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

DOCENTES:

Coordenação

Ederson Margarizi Dalpiaz – Professor, Mestre - UFPR| Currículo Lattes

Professores:

*Em breve lista completa dos Docentes

 

CERTIFICAÇÃO

Frequência mínima de 75% no curso, nota mínima para certificação é 7,0 e entrega do TCC, conforme Resolução do MEC nº1, de 8/6/2007.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

   O processo de avaliação, em suas acepções diagnóstica, somatória e formativa, incorpora o reconhecimento de diferentes concepções de mundo e de sujeitos. A avaliação poderá utilizar diferentes mecanismos e atividades para alcançar seus objetivos: por frequência, por acesso à plataforma moodle, pela participação em fóruns, por meio de realização de questionários de cada disciplina e através de avaliação presencial, que deverá ser realizada ao fim de cada disciplina no final do semestre. As atividades avaliativas realizadas na plataforma corresponderão ao percentual de quarenta (40%) do total da nota.

   A avaliação ficará a cargo do professor para estabelecer as formas, podendo combinar vários instrumentos. As formas que poderão ser utilizadas são: exercícios práticos, estudos de caso, comentários de textos, auto avaliação, fóruns, listas de discussão, tempo em que esteve on-line no curso e realização de prova objetiva ao final de cada disciplina (essa deverá ser realizada de modo presencial e terá o peso equivalente a sessenta (60%) do total da nota).

   Todo esse percurso terá o acompanhamento constante do monitor e da supervisão pedagógica, que realizará o registro do desempenho individual do aluno recorrendo a bases de dados que permitam gerenciar a informação em tempo hábil.

   De acordo com determinação legal especifica para a educação à distância, a avaliação do rendimento do aluno para fins de promoção, certificação ou diplomação, deve incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial individual do trabalho de conclusão de curso.

DA DISCIPLINA

Avaliação do Curso é realizada por Disciplinas, em data pré-estabelecida.

Atribuição das notas: A média final de cada Disciplina será formada pela soma das notas presencial (60%) e virtual (40%). A média final não poderá ser inferior a 7 (sete). Será submetido a Exame Final o aluno que obtiver média final entre 2 e 6,9.

Exame Final: Será realizado através de Prova. A nota final será formada pela soma da média final com a nota obtida na Prova (Exame Final). A média final não poderá ser inferior a 5 (cinco).

As provas presenciais serão realizadas em momentos distintos (conforme o cronograma do curso), contemplando, cada uma, as temáticas abordadas durante a disciplina. Esta prova, atendendo ao art. 4º do Decreto MEC 5.622/05, terá peso maior do que as demais atividades avaliativas.

O aluno que, documentalmente comprovado, não tiver prestado alguma das provas presenciais, terá o prazo de 48 horas para fazer a comprovação e requerer a recuperação que se dará por ocasião de recuperação, em data e horários previamente divulgados.

 

Avaliação do trabalho de conclusão de curso

Conforme prevê a Resolução CNE/CES 01/2007, Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos à distância deverão incluir, necessariamente, defesa presencial individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

Será aprovado o aluno que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete).

 

INVESTIMENTO

R$5.500,00, podendo parcelar em até 18 vezes sem juros

Descontos para matrículas antecipadas:

* Até 25/03/2017 à vista: desconto de 25% (R$4.125,00), para garantir esse desconto, entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo Fone: 51-30284888

* Até 25/03/2017 parcelado: desconto de 20%  (R$4.400,00)

Descontos após 25/03/2017:

10% para Alunos e ex-alunos do IDC

**Descontos não cumulativos.


MATRÍCULAS

A partir de: 21 de fevereiro de 2017, até o início das aulas ou até o esgotamento das vagas.

Local: Central de Atendimento do IDC ou pelo site www.idc.edu.br 

Regime de Matrícula: Matrícula por curso completo

Documentação exigida: 

- Diploma de Graduação (frente e verso) 

- CPF (PDF)

- RG (PDF)

- Comprovante de residência (PDF)

Formas de entrega da documentação: 

a) entregar na sede do IDC: Rua Vicente da Fontoura, 1578 - CEP 90640-002 – Porto Alegre – RS.

b) Pelo correio: Rua Vicente da Fontoura, 1578 - CEP 90640-002 – Porto Alegre – RS A/C Luís Carlos Silvani.

c) Digitalizados: encaminhar por email (formato PDF): E-mail: luis@idc.edu.br  



Esp. em Inteligência Empresarial, Ênfase em Estratégia Corp, Finanças, Gestão de Neg. e Marketing | EAD
Período: 18/08/17 à 30/10/18
Duração: 400 h/a
Nº de Aulas: 100

Dúvidas?

Deseja receber informações de cursos?

Cadastre-se e Receba




Qual o seu interesse?